Quando se é um “apóstolo”? – Parte 3

Segunda parte aqui.

Deve ser observado que a terminologia aqui é claramente hierárquica: ‘ 1o, 2o, 3o, e assim por diante’ (Listas similares em outros lugares não possuem essa terminologia) [o Reino de Deus não é uma democracia]. Em seguida, se Deus designou essas funções, deve haver uma boa razão para elas, e excluir deliberadamente qualquer uma delas é ir contra Deus. Aqui no Brasil, com algumas exceções, as igrejas não têm lugar para um verdadeiro mestre; eles simplesmente não são permitidos. As conseqüências não são boas.

Presumivelmente, até mesmo o mais ardente “cessacionista” irá conceber que “mestres”, “ajudadores” e “administradores” ainda estão por aí. Mas esta carta foi escrita por volta de 55 d.C, portanto, bem na Era da Igreja. Por que Deus “designaria na Igreja” coisas que se extinguiriam em poucas décadas? Se milagres vieram depois de mestres, como eles desaparecer se os mestres ainda estiverem aqui? Temos o mandamento de procurar “com zelo os melhores dons”, então quais são os melhores? Presumivelmente aqueles no topo da lista hierárquica. Por que Deus mandaria que desejássemos seriamente um dom como o apostolado, se Ele fosse extingui-lo antes do final do primeiro século? Nesse caso, o mandamento não teria sentido nos últimos 1900 anos!

O presente

Em algum lugar ao longo da linha, ouvi isso: “o status quo” é o latim para “a bagunça em que estamos”. Seja latim ou inglês, imagino que a maioria de nós concordaria que o mundo está em um mau caminho, e isso é pelo menos em parte porque a Igreja está em um mau caminho. Em geral, “cristãos” deixaram de ser sal e luz na cultura predominante (Mateus 5: 13-16); eles são parte do problema, e não parte da solução. Como já pronunciei, a condição espiritual lamentável da maioria das igrejas é um resultado direto da falta total da função apostólica entre nós. Parece que essa “falta” começou cedo.

Nos escritos dos “pais da igreja” que chegaram até nós, parece não haver menção de “apóstolos” após o primeiro século. Já no segundo século, o conceito de ‘bispo’ surgiu, um presbítero tendo mais autoridade que outros em uma determinada área – então, um ‘bispo’ poderia exercer a função apostólica dentro de sua área (mas muitas vezes o bispo tornou-se parte do problema, já que os bispos não foram escolhidos por Deus). Não demorou muito para que o “bispo de Roma” começasse a reivindicar a autoridade sobre outros “bispos”, e depois havia os arcebispos, e assim por diante. Se eu estiver correto na definição da função apostólica, como alguém ‘agindo como emissário especial de Deus, um interveniente oficial, para fins disciplinares e correcionais’, e se tem havido uma falta geral desta função por 1900 anos, então não devemos ficar surpresos diante do ‘status quo’.

Em nossos dias temos denominações, definidas por diferentes “pacotes” doutrinários e processuais, e não há um fim de divisão dentro de tais denominações. Aqui no Brasil temos pelo menos cinco denominações “Batistas”, quatro “Presbiterianas” e um sem fim de “Assembléias de Deus”, além de inúmeras “independentes”. Temos literalmente milhares de autoproclamados “apústulos“; em todo o lugar que você vá, há um “ministério apostólico”. É uma ego-trip generalizada; ninguém quer ficar para trás ou parecer inferior ao próximo. Eles estão construindo impérios privados e perseguindo ovelhas no processo. Não tenho conhecimento de nenhum seminário teológico neste país que ensine os alunos a estudar a Bíblia, e muito menos a expô-la; pregação expositiva é quase inexistente. Em conseqüência, a variedade de coisas estúpidas e abjetas promulgadas dos púlpitos parece não ter fim. Eu não estou ciente de nenhuma denominação aqui onde o texto bíblico tenha autoridade objetiva.

Mas fica pior. Na verdade, temos autoproclamados “apóstolos” que pontificavam assim: “Eu sou um apóstolo em um nível como de Pedro ou Paulo, então eu posso discordar deles; Eu posso mudar o que a Bíblia diz”. E eles fazem isso; eles rejeitam o ensino bíblico claro e impõem suas próprias idéias sobre seus rebanhos. Deveria ser evidente para qualquer crente verdadeiro do Soberano Jesus que todos esses “apústulos” estão a serviço de Satanás. Já observamos Efésios 2:20, a casa de Deus é “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. 1Coríntios 3:11 diz que “ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” E Apocalipse 21:14 nos informa que as fundações da Nova Jerusalém são “os doze apóstolos do Cordeiro”. Nenhuma “insistência” dos nossos dias é competente para alterar o Texto Sagrado – eles obviamente não acreditam no que o Cristo glorificado disse em Apocalipse 22: 18-19.

Para alguém que pretende estar totalmente comprometido com Cristo e Seu Reino, a seguinte questão é óbvia e necessária: O que pode ser feito para remediar e corrigir a realidade calamitosa que descrevi? Devemos clamar a Deus para levantar verdadeiros apóstolos; mas isso suscita outra questão: como reconhecer um apóstolo, e como ele pode estabelecer sua autoridade de modo a ser capaz de provocar mudanças necessárias em situações reais? Eu vejo apenas um caminho, o uso do poder sobrenatural; e esse poder deve ser usado para eliminar os destroços antes que eles possam ser usados para edificar. Eu vejo uma diferença entre um profeta e um apóstolo nesta conexão: um profeta adverte; um apóstolo pune. Em Atos 5, Pedro simplesmente executou Ananias e Safira, sem aviso e sem chance de arrependimento. Em Atos 13, Paulo infligiu cegueira ao feiticeiro Elimas, e de novo, sem demora.

Deveria ser óbvio que qualquer um que comece a funcionar dessa forma será prontamente declarado “inimigo público número um”. Todo e qualquer líder que esteja servindo a Satanás fará todo o possível para eliminar um verdadeiro apóstolo, por causa da ameaça a eles pessoalmente e às estruturas perversas que eles criaram e mantiveram. Será tudo guerra. Eu me lembro de 1Coríntios 4: 11-13: “Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.” Bem, quantos da praga dos auto-intitulados ‘apóstolos’ em nossos dias manteriam suas pretensões se tivessem que experimentar as condições descritas acima? Eles correriam e se esconderiam.

Precisamos entender o que Paulo está dizendo aqui. Ser desprezado e criticado pelos crentes, entre os quais se trabalhou é uma coisa. As pessoas locais com ambição pessoal sabem como fazer isso. Para Deusnos tornar “como a escória do mundo” é algo muito diferente. Como devemos entender isso? Se insistirmos em proclamar um “evangelho” que o mundo considera estúpido e abjeto, certamente seremos ridicularizados. Mas se insistirmos nos valores bíblicos que o mundo declarou serem”crimes de ódio”, seremos certamente odiados e perseguidos, tratados como refugo. A escolha de Hebreus 13:13 está sobre nós: “Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério.” O exposto acima se aplica a qualquer crente verdadeiro no Soberano Jesus, mas qualquer apóstolo verdadeiro será o alvo da fúria total dos líderes religiosos também. Em suma, ser apóstolo não é para os fracos de coração.

E agora, por favor, considere 2Tessalonicenses 2: 8-12, observando especialmente os versículos 10 e 11. “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade1para serem salvos2. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira3, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.4” Observe a seqüência: primeiro eles rejeitam o amor da verdade; é como conseqüência dessa escolha que Deus envia a operação do erro. A implicação é que há um ponto sem retorno; Deus envia o erro para que eles possam ser condenados. A única escolha inteligente é abraçar a verdade!

Considere comigo as conseqüências dos fatos enunciados nos versículos 10-12 para toda uma nação, como o Brasil, onde eu moro agora. Temos milhares de igrejas locais que se chamam cristãs. Mas eu não conheço quase nada que possa ser caracterizado como o “amar da verdade”. Ninguém quer uma Bíblia com autoridade objetiva. Valores humanísticos, relativistas e materialistas assolaram as igrejas. Valores bíblicos não são mais aceitáveis. Em conseqüência, Satanás tem o controle do governo, da educação, dos serviços de saúde, do comércio, da indústria do entretenimento, enfim, de toda a cultura. As igrejas que rejeitaram os valores bíblicos são parte do problema – já que rejeitaram o “amor da verdade”, elas foram tomadas pela “operação do erro”.

Observe que o próprio Deus envia esse erro com o objetivo declarado de condenar todos aqueles que acreditaram na mentira. Se o próprio Deus envia a “operação do erro” sobre um país inteiro, que possibilidade de fuga existe? O único “medicamento” possível é “o amor da verdade”. Aqueles de nós que se consideram verdadeiros súditos do Soberano Jesus precisam apelar a Ele para nos mostrar como promover o amor da verdade às igrejas e à sociedade em geral. Aqui no Brasil pode ser tarde demais, mas se a graça de Deus ainda nos oferece uma janela de oportunidade, devemos nos dedicar a promover o amor da verdade por todos os meios possíveis. Imagino que o meio mais eficaz seria o exercício da função apostólica, e em mais de um nível. Estou pensando no seguinte: congregações locais, denominações inteiras e os vários níveis do governo civil. Deus querido, por favor envie-nos apóstolos!

1O uso do verbo “acolher” implica claramente um ato de vontade da parte deles; que o amor foi oferecido ou disponibilizado para eles, mas eles não o queriam; eles queriam poder mentir e divertir mentiras contadas por outros. Mas as conseqüências de tal escolha são terríveis; eles deram as costas à salvação.

2Uma vez que existem apenas dois reinos espirituais neste mundo, o do Soberano Jesus e o de Satanás, “os que perecem”, neste texto, ainda estão no reino de Satanás e, portanto, estão abertos ao “engano da injustiça”. O texto afirma claramente que eles estão se perdendo “porqie não acolheram o amor da verdade para serem salvos”. Eles não são salvos.

3Talvez a “mentira” seja melhor ilustrada em nossos dias pela teoria da evolução: “Não há Criador” – então não haverá contabilidade; então você pode fazer o que quiser. Quão terrível será o despertar!

4“Deleitaram-se com a injustiça” envolve rejeitar a Verdade de um Criador moral que exigirá uma prestação de contas, ou até mesmo declarada contra aquele Criador (como Lúcifer / Satanás).

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.